Translate

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cozer Mandioca


A Mandioca é a raiz de um arbusto que tem a sua origem no sudoeste da Amazónia, mas que antes da chegada dos europeus à América do Sul, já estava em cultivo alimentar no México e Guatemala. Atualmente a Nigéria é o principal produtor.
Em Africa a mandioca desempenha um papel vital na alimentação das comunidades rurais, devido à sua resistência à seca, baixa fertilidade do solo e resistência às pragas.
No Brasil, dependendo do local pode assumir o nome de Aipim ou Macaxeira.

O processo de cozinhar a Mandioca, começa na compra. Deve escolher pedaços que tenham a polpa branca e sem manchas, para garantir que se trata de mandioca “fresca” e que vai cozer rapidamente.
Se a Mandioca for “velha” terá grande dificuldade em que coza.


Cozer Mandioca

1.Comece por lavar bem, para eliminar toda a terra.
2.Corte a Mandioca em pedaços grandes.
3.Com uma faca, faça um golpe no sentido do comprimento e vá soltando a casca até conseguir retirar toda. Lave muito bem.
4.Coloque uma panela ao lume com água. Quando estiver a ferver junte a mandioca e deixe ferver 20 minutos, totalmente coberta com água para cozer uniformemente.
5.Coloque sal, complete com água, se necessário e deixe cozer, até que a mandioca comece a abrir e a água ligeiramente mais densa. Está pronto é só escorrer.

Nota:
A Mandioca é usada na doçaria e culinária. Também pode ser transformada em puré ou usada como farinha.


Delicie-se e Invente

Nenhum comentário:

Postar um comentário