Translate

sábado, 7 de dezembro de 2013

Pão Alentejano


Ingredientes

1,5kg Farinha
20g Fermento de Padeiro
1,2l Água
1 Colher (chá) Sal
 

Preparação

1.Num alguidar grande misture a farinha com o sal, de seguida se o fermento for em pó junte também. Se optar pelo fermento tradicional de padeiro dissolva-o em água morna e junte com a restante água (como se explica a seguir).
2.Aqueça a água, não a ferver,  mas entre morna e quente, abra uma cavidade no centro da farinha e despeje a água.
3.Com as pontas dos dedos, misture a farinha com a água, vai ficando com tipo grumos, mas não se preocupe que é mesmo assim. Passa a mão em volta das paredes do alguidar e envolva para dentro a farinha. Se achar a massa ainda seca, acrescente mais um pouco de água morna. Até a massa ficar com aspecto húmido e pegajoso. Nesta operação de amassar deve demorar no máximo 10 minutos.
4.Tape a massa com um pano limpo, e por cima outro pano forte que isole bem o alguidar, a minha avó ainda envolvia em jornal para manter quente. É muito importante que a massa fique bem abrigada e protegida do frio, para se manter quente e levedar bem. Coloque no forno fechado e desligado ou embrulhe também num cobertor.
5.Deixe a massa levedar até aumentar para o dobro, cerca de 1 a 2 horas.
6.Ligue o forno a 180 graus.
7.Polvilhe um tabuleiro com farinha, e com as mãos enfarinhadas, descole a massa das paredes do alguidar, use uma faca e divida a massa em dois.
8.Retire uma das massas para uma bancada enfarinhada dê-lhe forma e coloque no tabuleiro para ir ao forno, repita a operação com a outra massa.
9.Polvilhe os pães por cima com farinha.
10.Leve ao forno 25 a 30 minutos, vá verificando.
11.Decorrido o tempo de cozedura dê um toque no pão e se o som for oco, está pronto.
 

Preparação: Fácil
Tempo: 3 horas

Delicie-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário