Translate

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Azevias

Ingredientes:

Massa

250g Farinha
0,5dl Água
2 Colheres (sopa) Manteiga
2 Colheres (sopa) Azeite
2 Colheres (sopa) Aguardente
1 Laranja
Sal
Açúcar em pó (para polvilhar)
Canela em pó (para polvilhar)


Preparação:

1.Peneire a farinha e coloque-a numa bancada, faça um buraco no meio vá adicionando os restantes ingredientes da massa, amasse muito bem até obter uma massa. Coloque numa tijela grande e cubra com pelicula aderente e deixe repousar durante cerca de 1 hora.
2.Estenda a massa com o rolo da massa até obter uma espessura de 2 milímetros. Corte círculos de dez centímetros de diâmetro.
3.Coloque uma colher do recheio (ver abaixo) no centro e dobre em forma de meia-lua e com os dentes de um garfo passe a volta do pastel para fechar bem. 4.Frite as azevias em óleo bem quente e coloque-as numa travessa com papel absorvente.
5.Polvilhe com o açúcar e a canela em pó.


De seguida algumas sugestões dos recheios mais usados:

Recheio de Batata Doce

4 Batatas doces
100g de Amêndoa ralada
100g de Açúcar
3 Gemas de Ovo
1 Laranja
1 Pau de Canela


Preparação:

1.Lave bem as batatas-doces com casca, coloque num tacho com água e deixe cozer cerca de 20 minutos. Escorra e com a varinha mágica reduza a puré. 2.Adicione as gemas, a amêndoa ralada, o açúcar e o pau de canela. Rale a casca de uma laranja e misture. Leve em lume brando mexendo sempre até engrossar.


Recheio de Grão

400g Grão cozido sem pele
300g Açúcar
2 Gemas de Ovo
1 Colher (café) Canela Moída
1 Casca de Limão


Preparação

1.Coloque num tacho o grão, açúcar e a canela, triture com a ajuda da varinha-mágica até obter um puré. Junte a casca de limão, leve o tacho ao lume médio até ferver, mexendo sempre. Deixe ferver durante cerca de 2 minutos. Retire do lume.
2.Peneire as gemas para um recipiente, e junte ao preparado anterior sem deixar de mexer. Retire a casca de limão e deixe arrefecer.


Recheio de Abóbora e Nozes

300g Abóbora
150g Açúcar
100g Nozes
2 Gemas
1 Raspa de Limão
Canela


Preparação

1.Coza a abóbora num tacho com água a ferver durante cerca de 15 minutos, depois de cozida triture com a varinha mágica.
2.Adicione a raspa de limão, o açúcar, a canela, as gemas e as nozes grosseiramente partidas mexa tudo e deixe engrossar um pouco. Deixe arrefecer.


Recheio de Castanha

400g Castanhas
150g Açúcar
3 Gemas
Sumo de 1 laranja
1 Colher (café) de Erva Doce

Preparação:

1.Coza as castanhas descascadas temperadas com erva-doce em água a ferver cerca de 20 a 30 minutos. Depois de cozidas, escorra e reduza a puré com a ajuda da varinha-mágica.
2.Adicione o açúcar, as gemas e o sumo de laranja.
3.Coloque em lume brando mexendo sempre até atingir o ponto estrada. (veja como se obtém o ponto estrada em http://receitasdeculinariaparatodos.blogspot.pt/2013/11/ponto-de-acucar-cozedura.html
4.Retire do lume e deixe arrefecer.


Recheio de Chila e Amêndoas

150g Doce de Chila
50g Amêndoas moídas
2 Gemas


Preparação

1.Misture todos os ingredientes até obter uma pasta.


Preparação: média
Tempo: 1h45 minutos

Delicie-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário